Notícias

Furto de cabos deixa sem energia ponto de vacinação de crianças contra Covid, no Recife

Problema ocorreu no Sest/Senat, na Zona Norte da capital. Crianças agendadas para esta segunda (17) podem ir a outro centro ou voltar ao mesmo ponto, na terça (18), segundo prefeitura.
  • Categoria: Notícias Gerais
  • Publicação: 17/01/2022 14:08
  • Autor: G1

Um furto de cabos e de disjuntores deixou sem energia elétrica e suspendeu o atendimento em um dos quatro pontos de vacinação contra a Covid-19 de crianças no Recife, nesta segunda-feira (17). O problema ocorreu no Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), no Porto da Madeira, Zona Norte da cidade.

Por causa do ato criminoso, o Sest Senat não pode receber as doses infantis da Pfizer, que ficam armazenadas no Centro Ermírio de Morais, espaço que conta com com geladeiras para guardá-las em temperatura adequada, antes de serem enviadas aos locais de imunização, explicou a prefeitura. Como as vacinas são levadas aos pontos apenas no dia, não houve perda de doses.

A Secretaria de Saúde do Recife(Sesau) informou que começou a entrar em contato com pais e responsáveis das 48 crianças que estavam agendadas, para informar sobre o incidente. Elas podem ser atendidas na terça-feira (18), no mesmo local, ou nesta segunda-feira, nos seguintes pontos:

 

·         * Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), próximo à Casa do Estudante, na Cidade Universitária;

·        *  Faculdade Universo, na Imbiribeira; e

·         * Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na Boa Vista.

No Brasil, a vacina da Pfizer é a única autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para crianças entre 5 e 11 anos. São duas doses a serem aplicadas, com intervalo de oito semanas entre elas.

A vacina pediátrica não é a mesma aplicada em adultos. Por causa disso, em cumprimento a uma recomendação do Ministério da Saúde, foram montados pontos específicos para a imunização de crianças.

Devido às diferenças entre as vacinas de adulto e a pediátrica da Pfizer, o governo federal adquiriu uma versão específica do produto com dosagens e frascos diferentes, apesar de o princípio ativo ser o mesmo. A pediátrica tem tampa e detalhes na cor laranja e a de adultos, na cor roxa.

A Secretaria de Saúde do Recife afirmou, ainda, que uma equipe de engenharia da prefeitura foi ao Sest/Senat, mas não havia previsão de restabelecimento da eletricidade até a última atualização desta reportagem.