A partir desta quarta-feira (17) os municípios pernambucanos estão autorizados a iniciar a aplicação da 3ª dose reforço contra a covid-19 no público maior de 18 anos. O grupo poderá receber o imunizante após cinco meses de finalização do esquema vacinal com duas doses. A decisão acontece um dia após declarações do Ministério da Saúde e foi analisada e recomendada pelos representantes do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e pactuada com os gestores municipais em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada na manhã desta quarta-feira (17).
Ainda por decisão da Comissão, os trabalhadores de saúde e pessoas acima dos 55 anos receberão o reforço com o intervalo de 4 meses. Também não há modificação do tempo de aplicação para as pessoas com alto grau de imunossupressão, que será mantido em 28 dias após a última dose do esquema básico.
Para o público em geral, acima de 18 anos, a orientação do Ministério da Saúde é que a aplicação da dose adicional seja realizada, preferencialmente, com a Pfizer ou, de maneira alternativa, Janssen ou Astrazeneca. De acordo com o governo estadual, o Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) realiza levantamento junto aos municípios do Estado sobre a necessidade do envio de novas doses de acordo com a população a ser vacinada, estoques e capacidade de armazenamento de cada território.
O Comitê ainda orientou que as cidades do Recife e de Jaboatão dos Guararapes, que realizaram ampliações em suas campanhas de reforço (a partir dos 50 anos), devem manter suas estratégias visando a vacinação do público já agendado e para garantir que este receba a proteção em tempo oportuno.