Notícias

Consumo de K-9, a ''droga zumbi'' em festa provoca corrida de pacientes para UPA e leva polícia a procurar fornecedores em Porto de Galinhas

Inquérito investiga onde foi a festa realizada na quarta (1º), em que as pessoas passaram mal depois de usar entorpecente
  • Categoria: Notícias Gerais
  • Publicação: 03/05/2024 15:16
  • Autor: Wilson Maranhão
A Delegacia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Grande Recife, investiga um caso envolvendo a distribuição de K-9, a "droga zumbi".
 
Por causa do consumo desse entrorpecente, em uma festa realizada no balneário, na quarta (1º), mais de dez pessoas deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade com problemas de saúde. 
 
A polícia busca os responsáveis pelo tráfico dessa droga e abriu um inquérito. 
 
Segundo a corporação, as pessoas passaram mal entre a madrugada e a manhã da quinta-feira (2) e foram até a UPA  em
busca de tratamento.
 
Elas apresentavam sintomas como fortes dores de cabeça, vômitos, enjoos, alucinações e dores no corpo. 

Como foi 
 
As informações foram confirmadas ao Diario de Pernambuco por uma fonte da Polícia Civil ligada à Delegacia de Porto de Galinhas. 

Segundo essa fonte, as investigações começaram na quinta (2), com a coleta de dados registrados nas fichas médicas dos pacientes atendidos na UPA de Ipojuca, que relataram ter consumido a droga e, em seguida, apresentado os sintomas. 
 
Um desses sintomas seria o comportamento agressivo dos pacientes com a equipe médica em que os atendia.
 
“Os investigadores da Delegacia de Porto de Galinhas tiveram conhecimento do ocorrido ontem (quinta) e já deram início as diligências para identificar qual foi a festa em que a droga K9 foi fornecida às pessoas que deram entrada na UPA. O número de pacientes pode ser ainda maior. A equipe médica que atendeu o caso disse aos agentes que o número de fichas de pacientes que estavam sob o efeito do entorpecente ainda é maior”, contou a fonte da polícia. 

Ainda segundo essa fonte, preliminarmente, os investigadores acreditam que a droga veio até Pernambuco de Estados do sudeste do País. 
 
“Chamou muito a atenção dos investigadores, pois os traficantes da região de Porto de Galinhas não querem comercializar esse tipo de droga, porque o público deles é outro, em sua maioria, turistas. Os traficantes querem vender uma droga de qualidade, cara, e não permitir a venda desse tipo de entorpecente na região. Ainda não ouvimos falar sobre a entrada desse tipo de droga antes aqui no Estado”, destacou a fonte. 
 
Agora, a polícia pretende intimar e ouvir os pacientes que deram entrada na UPA para poder colher o depoimento destas pessoas. 

O que é K9

A droga K9 é uma substância sintética que imita os efeitos da maconha, mas com uma potência muito maior, devido à alta concentração de tetrahidrocanabinol (THC). 
 
Ela é feita a partir de plantas pulverizadas com produtos químicos que atuam nos receptores de canabinoides no cérebro.
 
A droga K9 é uma das mais mortais da atualidade e pode causar
danos irreversíveis ao cérebro e ao coração. É uma mistura de cocaína, heroína e fentanil, um opioide sintético 50 vezes mais potente que a morfina. Essa combinação é extremamente perigosa porque aumenta o risco de overdose e de parada cardíaca.
 
Além disso, a K9 pode provocar, além dos problemas citados, esquizofrenia e depressão. Isso explica por que muitas das pessoas que usam essa substância acabam se tornando dependentes e perdem o controle de suas vidas. Não há uso seguro justamente por conta da falta de controle sobre os componentes da droga.

Fonte: Diário de Pernambuco