Eclipse solar total ao vivo: assista ao fenômeno neste 8 de abril
Veja como assistir o eclipse solar total ao vivo na internet
- Categoria: Notícias Gerais
- Publicação: 08/04/2024 15:15
- Autor: Igor Fonseca
Nesta segunda-feira (8), acontecerá um eclipse solar total. Diferente do fenômeno, que foi visto do Brasil em outubro de 2023, desta vez os brasileiros só poderão observar o eclipse através da internet.
O eclipse total poderá ser visto da América do Norte, no Canadá, Estados Unidos e México. O evento poderá ser observado parcialmente em quase toda América Central e parte da Europa Ocidental. A América do Sul não está na trajetória do Eclipse.
Um eclipse total ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando completamente a luz solar e projetando uma sombra sobre o planeta.
Segundo o site de astronomia Time and Date, o eclipse solar total deste ano começará às 12h42, atingirá o máximo às 15h17 e terminará às 17h52 (horário de Brasília).
Tendo em vista que a próxima vez que o Brasil poderá presenciar um eclipse será apenas em agosto de 2045, o Observatório Nacional (ON), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, fará uma transmissão ao vivo, com início às 12h30 (horário de Brasília), no Youtube.
Assista ao Eclipse solar total ao vivo
https://www.youtube.com/watch?v=5XTAMAvd1Mg
Próximos eventos astronômicos
Os próximos eclipses solares parciais visíveis no Brasil acontecerão em 6 de fevereiro de 2027, 26 de janeiro de 2028 e 20 de março de 2034. Porém, o eclipse solar total só será visto pelos brasileiros em 12 de agosto de 2045. Depois desse, o próximo eclipse total visível no Brasil ocorrerá em 2125.
Em abril deste ano, o planeta ainda testemunhará no dia 8 a Super Lua Nova; e uma chuva de meteoros que deve atingir o pico entre 21 e 22 de abril, dependendo da localização do observador.
Segundo a Dra. Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (ON/MCTI) – os eclipses da Lua ocorrem quando a Lua entra na sombra da Terra. Sol, Terra e Lua estão alinhados ou quase alinhados, nessa ordem.
“Uma diferença bem interessante entre o eclipse da lua e do eclipse do sol é a seguinte: eclipse da Lua é visível para quem está vendo a Lua e o eclipse do Sol é visível somente em uma região da Terra”, diz Josina.
*Com informações da Agência Brasil.