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Governo de Pernambuco não vai propor aumento das passagens dos ônibus no Grande Recife e criará bilhete tarifário único

Essa será a proposta levada pelo Estado à reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), que acontece nesta quinta-feira (22/2)
  • Categoria: Notícias Gerais
  • Publicação: 20/02/2024 09:53
  • Autor: Roberta Soares

Boas notícias para os passageiros dos ônibus da Região Metropolitana do Recife. O governo de Pernambuco decidiu que não vai propor o aumento das passagens na reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), que acontece na quinta-feira (22/2). E mais: além de não levar o reajuste à discussão, também irá propor a implantação de um bilhete tarifário único para todo o Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR (STPP).

Será chamado de Bilhete Único Metropolitano.

Assim, todas as linhas iriam operar com o Anel A (atualmente no valor de R$ 4,10 e utilizado por mais de 80% dos passageiros), provocando a extinção do Anel B, que custa R$ 5,60 e usado por 15% dos usuários - em sua maioria em linhas mais longas e periféricas. Na utilização das linhas integradas, o passageiro poderá realizar até cinco embarques em duas horas de utilização do sistema.

A proposta de um bilhete tarifário único, inclusive, foi promessa de campanha da governadora Raquel Lyra. “Essa proposta beneficia mais de 700 mil pessoas, em toda a Região Metropolitana do Recife, que passariam a ter apenas um anel. É uma medida que visa proporcionar mais facilidade para os usuários que utilizam o transporte público diariamente. As pessoas que moram longe do seu local de trabalho serão as mais beneficiadas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

 

A proposta de um bilhete tarifário único, inclusive, foi promessa de campanha da governadora Raquel Lyra. “Essa será a proposta do governo do Estado que será apresentada na reunião do CSTM e submetida à votação dos conselheiros. O entendimento do governo é de que não é possível propor um reajuste das passagens no momento e que um aumento só iria afastar ainda mais o passageiro do transporte público”, argumentou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, Diogo Bezerra, que preside o CSTM.

Para cobrir o déficit da operação, o Estado está disposto a aumentar o subsídio público que vem transferindo para o sistema desde que a licitação das linhas de ônibus foi parcialmente realizada e que em 2023 chegou a R$ 250 milhões por ano. A expectativa é de que sejam necessários mais R$ 60 milhões para cobrir a unificação dos anéis e o não realinhamento tarifário.

“Além de segurar o passageiro no sistema, também estaremos implementando uma política social porque, ao extinguir o Anel B, beneficiamos os passageiros que moram mais longe na Região Metropolitana”, reforçou o secretário.

DECISÃO É DO CONSELHO, QUE HISTORICAMENTE FECHOU COM O GOVERNO DO ESTADO

A decisão de não propor um aumento das passagens pegou todo mundo de surpresa, já que a expectativa era de que o governo pretendia apresentar uma proposta de realinhamento.

Depois de passar o ano de 2023 sem ser convocado, o CSTM iria se reunir, inicialmente, na sexta-feira de Carnaval, o que gerou indignação de alguns conselheiros, tanto pela data inconveniente quanto pela falta de transparência da pauta.

A repercussão da convocação foi tão negativa que o Estado recuou e adiou o encontro para o dia 22, mas que até o posicionamento do Estado seguia com a expectativa de que fosse apresentada uma proposta de realinhamento tarifário do sistema de ônibus para 2024.

O ofício com a nova convocação foi enviado aos conselheiros na tarde desta quarta-feira (7/2), pelo governo do Estado, mas sem a pauta da reunião. A convocação é feita pelo presidente do CSTM e quem comanda a reunião.

TARIFAS FORAM REAJUSTADAS EM 2022

O último reajuste das passagens de ônibus do Grande Recife foi de 9,69% e dado em fevereiro de 2022. Em 2023, com o início da gestão de Raquel Lyra, a decisão do Estado foi de não fazer o realinhamento da tarifa.

Em 2022, ainda sob a gestão do PSB, a tarifa do anel A - o principal e usado por mais de 80% dos passageiros - subiu de R$ 3,75 para R$ 4,10. E o anel B - odiado pelos usuários por ser cobrado em linhas que partem de municípios metropolitanos e, muitas vezes, em ligações curtas, subiu de R$ 5,10 para R$ 5,60.

O aumento foi aprovado por 14 X 7 em reunião remota e, mais uma vez, com o CSTM seguindo o que o governo do Estado determinava. Com duas abstenções.

Na época, o governo do Estado alegou que, ao propor o percentual de 9,69%, aplicou um índice ainda menor do IPCA entre dezembro de 2020 e novembro de 2021, que foi de 10,74%. Caso contrário, a tarifa dos aneis A e B subiriam mais R$ 0,05 centavos. Sobre o aumento, o governo responsabilizou sobremaneira os aumentos do diesel.


Fonte: JC Online